terça-feira, 22 de julho de 2008

Canoa Quebrada



A povoação de ''Canoa Quebrada'' nasceu a partir do pequeno povoado de Esteves. Descoberta na década de 1960 por cineastas franceses do movimento "Nouvelle Vague", a povoação sofreu um choque de culturas, que resultou num sentimento de liberdade que ali impera até hoje.

Reza a tradição local que, de dia, os franceses trabalhavam duro e, à noite, se entregavam a diversão. Por essa razão, uma lua e uma estrela, esculpidas nas falésias, tornaram-se o símbolo do local. Uma outra versão dessa tradição local narra que, na equipe de fimagem, existia um marroquino, de crença islâmica, que sentindo remorsos pelas continuadas farras noturnas, desejava o perdão de Alá. Para se redimir da culpa, mandou esculpir, nas falésias, a lua e a estrela, hoje ícones locais.

A povoação adquiriu fama ao ser descoberta, na década de 1970, pelos "hippies", que ali encontraram um lugar remoto, habitado apenas por uma tribo indígena e alguns pescadores, uma população simples e hospitaleira, que até hoje preservam a tradição de pescar com jangadas no mar. Alguns desses''hippies' fixaram-se no local, casando com os nativos e tendo filhos. Desse modo, é possível encontrar ali muitos descendentes de suíços, franceses e outros europeus. Canoa Quebrada voltou a ser cenário de um filme em 1997, com a produção de ''Bella Dona", por Bruno Barreto, tendo, a partir de então, se transformado em um dos principais destinos turísticos do Ceará.

À noite, moradores e turistas se encontram na rua principal jocosamente apelidada de "Broadway", embalados pelo ritmo do "Reggae" e do Forró.

Atualmente a região encontra-se protegida como Área de Proteção Ambiental de Canoa Quebrada (APACQ), uma área de proteção ambiental com cerca de setenta mil hectares.

2 comentários:

Ana Maria disse...

Belíssimas fotos.
Cheguei até aqui através do blog da Andréia do Flautim.
Voltarei mais vezes.
1000 beijos.

Mondo Gatto disse...

Hei! Canoa eu conheço de outros carnavais. Não sei como está, mas na época estava muito "turística", se é que me entende... vendedor prá tudo quando é lado. Como tá hoje?