segunda-feira, 27 de outubro de 2008
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
Vida mansa...
terça-feira, 14 de outubro de 2008
terça-feira, 23 de setembro de 2008
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
Ponte Metálica
A Ponte dos Ingleses, popularmente conhecida como Ponte Metálica, tem uma longa história de fascínio sobre a população de Fortaleza e sobre os seus visitantes.
Sua construção teve início em dezembro de 1902 e se prolongou por quatro longos anos, passando a servir, até 1940, de viaduto de embarque e desembarque de passageiros e de cargas na capital cearense. Isto quer dizer que ela desempenhou a importante função de porto marítimo até a construção do porto do Mucuripe, no início dos anos 40. Com a sua desativação, a gigante e bela Ponte Metálica assumiu uma outra grande e significativa vocação: ela passou, a partir de então, a ser o ponto de encontro preferido dos jovens, artistas e boêmios, que para ali convergiam para contemplar o por do sol mais bonito da cidade, para namorar, para pescar descomprometidamente com o resultado da pescaria, para estimular sua sensibilidade poética ou simplesmente para usufruir do seu saboroso aconchego. Nesse lúdico e democrático espaço de conivência havia sempre lugar para todos.
Essa tradição foi se consolidando durante os anos. Em Fortaleza, por muito tempo, falar em boemia, poesia ou espaço bucólico era falar de Praia de Iracema, com o seu velho e aconchegante Estoril. Era falar do seu símbolo maior: a Ponte Metálica.
terça-feira, 16 de setembro de 2008
terça-feira, 5 de agosto de 2008
terça-feira, 22 de julho de 2008
Canoa Quebrada
Reza a tradição local que, de dia, os franceses trabalhavam duro e, à noite, se entregavam a diversão. Por essa razão, uma lua e uma estrela, esculpidas nas falésias, tornaram-se o símbolo do local. Uma outra versão dessa tradição local narra que, na equipe de fimagem, existia um marroquino, de crença islâmica, que sentindo remorsos pelas continuadas farras noturnas, desejava o perdão de Alá. Para se redimir da culpa, mandou esculpir, nas falésias, a lua e a estrela, hoje ícones locais.
A povoação adquiriu fama ao ser descoberta, na década de 1970, pelos "hippies", que ali encontraram um lugar remoto, habitado apenas por uma tribo indígena e alguns pescadores, uma população simples e hospitaleira, que até hoje preservam a tradição de pescar com jangadas no mar. Alguns desses''hippies' fixaram-se no local, casando com os nativos e tendo filhos. Desse modo, é possível encontrar ali muitos descendentes de suíços, franceses e outros europeus. Canoa Quebrada voltou a ser cenário de um filme em 1997, com a produção de ''Bella Dona", por Bruno Barreto, tendo, a partir de então, se transformado em um dos principais destinos turísticos do Ceará.
À noite, moradores e turistas se encontram na rua principal jocosamente apelidada de "Broadway", embalados pelo ritmo do "Reggae" e do Forró.
Atualmente a região encontra-se protegida como Área de Proteção Ambiental de Canoa Quebrada (APACQ), uma área de proteção ambiental com cerca de setenta mil hectares.
sexta-feira, 18 de julho de 2008
Jericoacoara
Jericoacoara,tem o título de uma das praias mais belas do mundo. Sua gente, é cearense, paulista, mineira, estrangeira... A beleza cênica da região conta com dunas fixas e móveis, falésias, mangues, lagoas permanentes e lagoas interdunares (que se formam com as águas das chuvas). Jeri, como é chamada pelos intimos, é um dos destinos obrigatórios do Brasil
terça-feira, 1 de julho de 2008
terça-feira, 15 de abril de 2008
"10ª Travessia de Portugal em Balão de Ar Quente"
Estivemos em Ponte de Lima e apesar de ter sido muito breve adorei o que vi. Infelizmente o tempo não ajudou, para ver as acrobacias feitas por eles.
Enfim, valeu a pena na mesma.
Veja mais aqui .
sábado, 12 de abril de 2008
sexta-feira, 11 de abril de 2008
A minha preferida .
Por proposta de Lei de 11 de Fevereiro de 1879, o Governo determina a abertura de concurso para a “construção de uma ponte metálica sobre o rio Douro, no local que se julgar mais conveniente em frente da cidade do Porto, para a substituição da actual ponte pênsil”. Foi vencedora a proposta da empresa belga Société de Willebroeck, com projecto do Engenheiro Teófilo Seyrig.
Teófilo Seyrig que, já fora o autor da concepção e chefe da equipa de projecto da Ponte Maria Pia, enquanto sócio de Gustave Eiffel, assina como único responsável a nova e grandiosa Ponte Luís I. A construção iniciou-se em 1881 e foi inaugurada em 31 de Outubro de 1886.
Características
Comprimento: total 385,25 m
* Peso: 3 045 toneladas
* Arco: mede 172 m de corda e tem 44,6 m de flecha.
Fonte : Wikipédia